Este projeto tem como objetivo estimular nos alunos
sentimentos e valores de solidariedade, amizade,
respeito, dignidade, cooperação...
FAZENDO AMIGOS é uma forma de criar vínculos com outras pessoas, conhecer novas realidades, aprendendo novos costumes e desenvolver a auto estima.
Assim, nossa proposta é discutir sobre a importância de Ter amigos ao nosso redor e outros mais distantes, que não deixam de ser amigos em virtude da distância. Hoje, a tecnologia nos aproxima: o telefone, cartas, computador...
Precisamos levar nossos alunos a perceberem que estamos sempre necessitando uns dos outros. Sozinhos, não conseguimos nada.
A estratégia para execução do projeto FAZENDO AMIGOS é a comunicação através de cartas.
A correspondência, um tipo de texto freqüente nas práticas sociais, favorece construir conhecimentos sobre a linguagem escrita, associando o conhecimento prévio a outros que se somarão e/ou substituirão o saber existente.
Podemos nos comunicar com algumas escolas vizinhas e propiciarmos momentos de integração com outros alunos de nossa comunidade.
ETAPAS DO PROJETO:
Realizar atividades em sala de aula, discutindo a importância sobre o respeito entre as pessoas, o valor da amizade...
Aproveitar a hora da entrada para transmitir mensagens sobre respeito, amizade, união...
Cantar uma música, no pátio, para ordenar a subida das turmas para a sala de aula.
Conhecer o trabalho dos Correios.
Escrever cartas para alunos de nossa escola, como também, de outras escolas, promovendo um intercâmbio entre os alunos.
Produzir vários tipos de textos que estimulem a amizade entre as pessoas.
Criar alternativas para encontros com as turmas que estão se correspondendo.
Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades para serem realizadas com as crianças, como também algumas músicas sobre o tema.
MÚSICAS
AMIGO Zé Zuca e Bia Bedran
Um amigo é alguém que gosta muito de você
Está sempre por perto
E tem por certo coisa boa pra falar
Um bom amigo quando é
Sabe de cor o coração
Um amigo sempre traz
O calorzinho da emoção.
Fazer amigo é se comunicar
Pegar a onda e navegar
Quem tem amigos nunca sai do ar
Ficam ligados na mesma estação.
La,ra,ra,rá...
DIA DE ALEGRIA
Hoje é dia de folia
É hora de pular, cantar
Soltar de vez a nossa energia
Hoje meu sonho é de verdade
Então divido com você
De vez a minha felicidade
Levante a mão eô eô
Bate com o pé êa êa
Quem tiver dormindo tá
Na hora de acordar
Vamos dançar, nos divertir
A minha alegria é fazer você sorrir
ALEGRIA DA VIDA(Paulo Cesar e Marcos Valle)
Todo dia é dia
Toda hora é hora
De saber que esse mundo é seu
Se for amigo e companheiro
Com alegria e imaginação
Vivendo e sorrindo
Criando e rindo
Será muito feliz
E todos serão também
ERA UMA VEZ... ( Alvaro Socci )
Era uma vez
um lugarzinho no meio do nada
com sabor de chocolate
com cheiro de terra molhada
era uma vez
a riqueza contra a simplicidade
uma mostrando pra outra quem dava mais felicidade.
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia.
VAMOS CONSTRUIR
Sei que ainda sou criança
Tenho muito que aprender
Mas quero ser criança
Quando eu crescer
Nosso mundo é um brinquedo
Com pecinhas para unir
Ele será todo seu
Se você pensar assim:
Vamos construir
Uma ponte em nós
Vamos construir
Pra ligar o seu coração ao meu
Com o amor que existe em nós
E você que é gente grande
Também pode aprender
Que amar é importante
Pro meu mundo e para o seu
Mas eu tenho a esperança
De você ser meu amigo
De voltar a ser criança
Pra poder brincar comigo
Tudo o que se sonha
Com o amor se pode conseguir é assim, é assim
Que a gente vive muito mais feliz
É PRECISO SABER VIVER
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso Ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinho
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver.
CANÇÃO DA AMÉRICA
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas, quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.
☼ Criar um amigo de sucata ( boneco ). Pode-se utilizar meia-calça, caixas diversas, garrafas plásticas... Dar um nome para o boneco, fazendo seu perfil.
PORQUINHO-DA-ÍNDIA ( Manuel Bandeira )
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
-O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
SUGESTÃO:
☼Conversar com os alunos sobre os animais “amigos de infância” que eles têm ou tiveram:
☼Fazer a descrição do bicho.
☼Quem não teve, pode descrever é o bicho que gostaria de Ter tido.
☼Discutir sobre a dor de coração que o bicho do poema causava ao autor. Relatar alguma dor causada pelo bichinho de estimação.
O MENINO AZUL
O menino quer um burrinho
Para passear
Um burrinho manso,
Que não corra nem pule,
Mas que saiba conversar.
O menino uqer um burrinho,
Que saiba dizer
O nome dos rios,
Das montanhas, das flores,
-de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
Que saiba inventar
Histórias bonitas
Com pessoas e bichos
E com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
Que é como um jardim
Apenas mais largo
E que não tenha fim.
( Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das casas,
número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler. )
SUGESTÕES:
☼ Escrever uma carta para o menino falando sobre onde está o burrinho.
☼ Como o menino não sabe ler, que tal criar uma carta enigmática?
☼ Ou então, desenhos ou mapas para ilustrar o caminho até o burrinho.
A BORDO DO RUI BARBOSA ( Chico Buarque )
O marinheiro João
Chamou seu colega Cartola
E pediu:
“Escreve pra mim uma linha
Que é pra Conceição”.
“Tu é analfa?” disse o amigo
e sorriu simpatia
mas logo depois amoitou
porque era analfa também.
Mas chamou Chiquinho
Que chamou Batista,
Que chamou Geraldo,
Que chamou Tião, que decidiu.
Tomou coragem
E foi pedir uma mãozinha para o capitão
Que apesar de ranzinza,
É um homem bem letrado,
É homem de cultura
E de fina educação.
E João encabulado
Hesitou em ir dizendo
Abertamente assim
O que ia fechado
Bem guardadinho
No seu coração
Mas ditou...
E o capitão boa gente
Copiou num pedaço de papel:
“Conceição...”
...no barraco Boa vista
chegou carta verde
procurando Conceição;
e riu muito
porque era a primeira vez,
mas logo amoitou.
Conceição não sabia ler,
Chamou a vizinha Bastiana
E pediu:
“Quer dar uma olhada?
Que eu estou sem óculos.
Não enxergo bem”.
Bastiana também sofria da vista
Mas chamou Lurdinha
Que chamou Maria
Que chamou Marlene
Que chamou Iaiá
Estavam todas sem óculos.
Mas Emília conhecia
Uma tal de Benedita,
Que fazia seu serviço
Em casa de família
E tinha uma patroa
Que enxergava muito bem.
Mesmo a olho nu.
E não houve mais problema
A patroa boa gente,
Além do favor,
Achou graça e tirou cópias
Para mandar para as amigas.
Leu para Benedita
Que disse a Emília
Que disse a Iaiá
Que disse a Maria
Que disse a Lurdinha
Que disse a Bastiana
Que disse sorrindo
A Conceição
O que restou do amor,
O que restou da saudade
O que restou da promessa
O que restou do segredo
De João
SUGESTÕES:
☼ que será que estava escrito na carta que João enviou para Conceição? Escreva a carta de João, lembrando que ele estava longe da amada.
☼ Descrever o caminho que a carta de João percorreu até o momento em que Bastiana conta Conceição o que estava escrito.
☼ Desenhar os personagens do poema
☼ Brincadeira – Telefone sem fio
☼ Desenhar o navio onde está João
☼ Cantar a música dos Paralamas do Sucesso “ Entrei de gaiato no navio...”, Marinheiro, marinheiro” , de Dorival Caymi
☼
☼ Para quem escrevo? Escreva como você começaria uma carta se tivesse de escrever para:
Um grande amor...
Para sua mãe ou pai...
Sua professora...
Seu melhor amigo...
Um padre ou pastor...
O presidente da República...
☼Organizando uma carta:
Para quem vou escrever?
Como vou começar a carta?
O que quero saber?
O que quero contar?
Como vou acabar a carta?
LITERATURA INFANTIL:
ALENCAR, Chico. Piracema. Ed. Moderna, 1992.
______, BETINHO. Miltopéia – A centopéia solidária. Ed. Salamandra, s/d.
BELINK, Tatiana. O Grande Rabanete. Ed. Moderna, s/d.
CHAPELA, Luz Maria. O Correio – histórias de umas cartas. Ed. Autores & Agentes & Associados, 1988.
MANZANO, Sylvia. Carta para Carolina. Ed. Dimensão, 1992.
LIZANDRO. Carta para a Estrela Catarina. Ed. RHJ, 1992.
GUIMARÃES, Andréa. A Viagem de uma carta. Ed. RHJ, 1991.
ORTHOF, Sylvia. Pomba Colomba. Ed. Ática, s/d.
PRADO, Lucília Junqueira de Almeida. Fiz o que pude. Ed. Moderna, 1992
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Correspondência. Ed. Miguilim, 1986.
ZIRALDO. Os dez amigos. Ed. Melhoramentos,
SUGESTÕES DE LEITURA:
A expressão livre no aprendizado da Língua Portuguesa – Pedagogia Freinet
( Série Pensamento e Ação no Magistério ) – Ed. Scipione
Coleção CIEE
( Série Fórum Permanente de Debates sobre a Realidade Brasileira )
Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE
Rua Tabapuã, 540 – São Paulo – SP
Programas da Rádio Maluca:
♬ Amigo é...
♬ Amiga diferente
Este blog destina-se a trocar experiências com aqueles que fazem a educação acontecer. Sempre pensando no que Nilda Teves disse um dia "quem não troca figurinhas não enche o álbum; quem ganha é o jornaleiro", neste blog estão ideias, projetos e sonhos que fizeram e fazem meu caminho pela Educação.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
domingo, 16 de janeiro de 2011
CONSTRUINDO MINHA IDENTIDADE
Diga quem é, me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
Pitty
A construção da identidade é o início do processo de conhecimento do mundo e dos saberes, sabores e encantos da vida.
A confecção do "Álbum da turma" é uma estratégia para conhecermos melhor nossos alunos. Um álbum que registra com fotos, desenhos, depoimentos... traços e fatos marcantes da vida dos alunos. Valoriza a diferença entre as crianças e abre a possibilidade de conhece e registrar o jeito de cada uma.
As fotografias e os registros de episódios marcantes da vida são elementos constitutivos da memória de cada um de nós. Por isso é costume entre as famílias guardar a história de suas crianças desde cedo, em álbuns que começam às vezes antes do nascimento, ainda no ventre materno.
Nas famílias, os álbuns servem para ajudar a rememorar, inscrever um novo membro na história do seio familiar, preservar momentos importantes da passagem de tempo e das marcas que as crianças vão deixando.
Numa escola, o álbum pode ser definido como uma documentação que possibilita um novo olhar sobre a criança e leva à construção de experiências significativas para todos: "através da observação, da escuta atenta e cuidadosa das crianças, podemos encontrar uma forma de enxergá-las e conhecê-las".
Elaborando o Álbum da turma
(Cada turma deve escolher um nome que a identifique através de votação no grupo)
As páginas devem ter momentos e/ou características dos alunos:
1 - nome dos alunos e da turma ( se quiser pode-se justificar o nome dado à turma)
2 - origem dos nomes dos alunos (qual a razão do nome, quem escolheu...)
3 - como é a família de cada um
4 - meus melhores amigos
5 - brincadeiras preferidas
6 - programa de TV preferido
7 - comida preferida
8 - outros momentos importantes da vida da turma (como foi o primeiro dia de aula...)
9 - relato de atividades significativas para a turma.
Ao conhecer melhor o outro e seus "saberes", o professor pode pensar sobre quais as melhores situações que farão com que a criança avance em sua aprendizagem.
Espelho, espelho meu
Diga a verdade
Quem sou eu?
Roseane Murray
domingo, 9 de janeiro de 2011
ORGANIZANDO 2011 NA SALA DE AULA
A ORGANIZAÇÃO DE UMA ROTINA DE LEITURA E ESCRITA
Para que seus alunos possam ampliar seu conhecimento lingüístico sobre uma variedade de gêneros textuais, aprender a ler com diferentes propósitos e, assim, construir procedimentos de leitura variados, bem como construir um repertório de textos e autores, sugerimos que ao longo do ano você considere as dicas a seguir:
1.LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS...
Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas, lendas.
2.LEIA COM ELES, EM VOZ ALTA, TODOS OS DIAS...
Parlendas, quadrinhas, trava-línguas, cantigas, poemas, adivinhas e outros textos memorizáveis. Os textos podem estar num cartaz no mural, em um papel, com cópia para cada aluno, ou mesmo escritos no quadro de giz..
3. PROPONHA TAMBÉM MOMENTOS DE LEITURA NOS QUAIS...
Possam explorar livros, revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura.
Possam ler, com a ajuda do professor, com diferentes propósitos.
Possam ler, com a ajuda do professor, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da escrita.
4. LEIA EM VOZ ALTA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA...
Um texto informativo: artigos e notícias de jornal, textos informativos sobre temas
científicos (sobre animais, plantas, o corpo humano, os planetas etc.).
5. E TAMBÉM (pelo menos duas vezes no mês)
Um texto instrucional: regras de jogos,receitas culinárias...
6. CONVIDE OS ALUNOS A LER TODOS OS DIAS...
Os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos disponíveis na escola
7. MAS ATENÇÃO...
Sempre que possível, leve o suporte no qual o texto que você selecionou foi impresso. Se for uma notícia, procure levar todo o jornal para que os alunos tenham contato com esse portador. Se for um verbete de enciclopédia, leve o volume do qual ele foi extraído. Um conto? O livro. A regra de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa do jogo.
8. FINALMENTE, COMECE A APROVEITAR
os seus momentos de leitura em voz alta para favorecer a integração do trabalho de leitura e de escrita com as demais áreas do currículo. Por exemplo, ao selecionar uma notícia de jornal, você pode escolher uma notícia que trate da fauna, da flora e do meio ambiente. Ou então ler um texto informativo que tenha relação com a história do lugar, com o modo de vida de diferentes grupos sociais (como os povos indígenas) ou que relate a vida em outros tempos e em outras partes do Brasil e do mundo...
E mais ainda: ao escolher um texto para ser lido para e com seus alunos, você pode aproveitar para tratar de temas relacionados à nossa sociedade atual, ao nosso dia-a-dia. Saúde, alimentação, lixo, preconceito, preservação ambiental, a importância do idoso, respeito aos portadores de necessidades especiais, trânsito, desarmamento... são temas importantes, cuja reflexão contribui para a formação de cidadãos mais críticos. Esses temas expressam o conceito de tema transversal proposto pelos PCNs. Você ainda pode se valer dos acontecimentos mais recentes para, por exemplo, selecionar notícias de jornal e discutir o conteúdo desses textos com os alunos.
9. E REDOBRE AINDA MAIS A SUA ATENÇÃO
no momento de selecionar os textos. Escolha sempre textos com qualidade. Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do texto. Esses textos pouco contribuem para a formação de seus alunos enquanto leitores
COM RELAÇÃO À ESCRITA
1. PROPONHA QUE OS ALUNOS ESCREVAM TODOS OS DIAS...
O próprio nome em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, consultando ou não o cartaz com os nomes da turma.
A data em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, copiando-a do quadro de giz.
2. ESCREVA PELOS ALUNOS PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA
Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com os nomes da turma organizados em ordem alfabética, dos nomes e da data de nascimento para a elaboração da “Agenda de Aniversários”, dos dias da semana, dos títulos das histórias lidas, dos nomes dos personagens preferidos, dos títulos das cantigas trabalhadas...
Cartas ou bilhetes, produzidos de forma conjunta com a turma. O assunto pode variar: bilhete para pesquisar os nomes dos familiares mais próximos, para pesquisar a letra de uma cantiga, para obter informações sobre a data de nascimento dos alunos e outros dados que possam vir a fazer parte da “Agenda de Aniversários”.
A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda – eles podem ditar o texto para que você a escreva na lousa.
3. ESCREVA NA FRENTE DELES TODOS OS DIAS...
A lista das atividades da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os nomes das duplas/grupos de trabalho, o título do texto que será lido no momento da leitura...
Assim eles podem observar um “escritor” mais experiente escrevendo e ampliar as noções que já possuem sobre os procedimentos que envolvem o ato de escrever.
Transcrito do Programa Toda Força – Ler e escrever
TODOS PELA EDUCAÇÃO!!!
O Todos Pela Educação é um movimento financiado exclusivamente pela iniciativa privada, que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade.
Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser alcançadas até 7 de setembro de 2022. São elas:
Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos
Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido
Leitura
Ler é...
Desabotoar vontades
Mapear dúvidas
Instigar os olhos adiante do que se vê
Perguntar respostas adormecidas
Responder perguntas escondidas
Desacomodar certezas
Empurrar limites do saber
Alterar horizontes da utopia pessoal
Soprar o pó dos sonhos
Cruzar fronteiras do conhecimento
Desvelar segredos da aventura humana
Alavancar novos entendimentos
Dar lucidez à pluralidade das emoções
Desviar das pedras no meio do caminho
Dar vozes ao silêncio
Inventar caras para os desejos
Vestir de palavras as idéias dormidas
Desejar-se uma pessoa feliz
(Extraído da publicação Prazer em ler)
domingo, 2 de janeiro de 2011
Começando 2011: O melhor vai começar!!!
O Melhor Vai Começar
Eu quero o sol
Ao despertar
Brincando com a brisa
Por entre as plantas
Da varanda
Em nossa casa
Eu quero amar
É lógico
Que o mundo não me odeia
Hoje eu sou mais romântico
Que a lua cheia
Você mostrou pra mim
Onde encontrar assim
Mais de um milhão
De motivos pra sonhar, enfim
E é tão gostoso ter
Os pés no chão e ver
Que o melhor da vida
Vai começar
Ao despertar
Brincando com a brisa
Por entre as plantas
Da varanda
Em nossa casa
Eu quero amar
É lógico
Que o mundo não me odeia
Hoje eu sou mais romântico
Que a lua cheia
Você mostrou pra mim
Onde encontrar assim
Mais de um milhão
De motivos pra sonhar, enfim
E é tão gostoso ter
Os pés no chão e ver
Que o melhor da vida
Vai começar
(Guilherme Arantes)
Assinar:
Postagens (Atom)



