Este projeto tem como objetivo estimular nos alunos
sentimentos e valores de solidariedade, amizade,
respeito, dignidade, cooperação...
FAZENDO AMIGOS é uma forma de criar vínculos com outras pessoas, conhecer novas realidades, aprendendo novos costumes e desenvolver a auto estima.
Assim, nossa proposta é discutir sobre a importância de Ter amigos ao nosso redor e outros mais distantes, que não deixam de ser amigos em virtude da distância. Hoje, a tecnologia nos aproxima: o telefone, cartas, computador...
Precisamos levar nossos alunos a perceberem que estamos sempre necessitando uns dos outros. Sozinhos, não conseguimos nada.
A estratégia para execução do projeto FAZENDO AMIGOS é a comunicação através de cartas.
A correspondência, um tipo de texto freqüente nas práticas sociais, favorece construir conhecimentos sobre a linguagem escrita, associando o conhecimento prévio a outros que se somarão e/ou substituirão o saber existente.
Podemos nos comunicar com algumas escolas vizinhas e propiciarmos momentos de integração com outros alunos de nossa comunidade.
ETAPAS DO PROJETO:
Realizar atividades em sala de aula, discutindo a importância sobre o respeito entre as pessoas, o valor da amizade...
Aproveitar a hora da entrada para transmitir mensagens sobre respeito, amizade, união...
Cantar uma música, no pátio, para ordenar a subida das turmas para a sala de aula.
Conhecer o trabalho dos Correios.
Escrever cartas para alunos de nossa escola, como também, de outras escolas, promovendo um intercâmbio entre os alunos.
Produzir vários tipos de textos que estimulem a amizade entre as pessoas.
Criar alternativas para encontros com as turmas que estão se correspondendo.
Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades para serem realizadas com as crianças, como também algumas músicas sobre o tema.
MÚSICAS
AMIGO Zé Zuca e Bia Bedran
Um amigo é alguém que gosta muito de você
Está sempre por perto
E tem por certo coisa boa pra falar
Um bom amigo quando é
Sabe de cor o coração
Um amigo sempre traz
O calorzinho da emoção.
Fazer amigo é se comunicar
Pegar a onda e navegar
Quem tem amigos nunca sai do ar
Ficam ligados na mesma estação.
La,ra,ra,rá...
DIA DE ALEGRIA
Hoje é dia de folia
É hora de pular, cantar
Soltar de vez a nossa energia
Hoje meu sonho é de verdade
Então divido com você
De vez a minha felicidade
Levante a mão eô eô
Bate com o pé êa êa
Quem tiver dormindo tá
Na hora de acordar
Vamos dançar, nos divertir
A minha alegria é fazer você sorrir
ALEGRIA DA VIDA(Paulo Cesar e Marcos Valle)
Todo dia é dia
Toda hora é hora
De saber que esse mundo é seu
Se for amigo e companheiro
Com alegria e imaginação
Vivendo e sorrindo
Criando e rindo
Será muito feliz
E todos serão também
ERA UMA VEZ... ( Alvaro Socci )
Era uma vez
um lugarzinho no meio do nada
com sabor de chocolate
com cheiro de terra molhada
era uma vez
a riqueza contra a simplicidade
uma mostrando pra outra quem dava mais felicidade.
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia.
VAMOS CONSTRUIR
Sei que ainda sou criança
Tenho muito que aprender
Mas quero ser criança
Quando eu crescer
Nosso mundo é um brinquedo
Com pecinhas para unir
Ele será todo seu
Se você pensar assim:
Vamos construir
Uma ponte em nós
Vamos construir
Pra ligar o seu coração ao meu
Com o amor que existe em nós
E você que é gente grande
Também pode aprender
Que amar é importante
Pro meu mundo e para o seu
Mas eu tenho a esperança
De você ser meu amigo
De voltar a ser criança
Pra poder brincar comigo
Tudo o que se sonha
Com o amor se pode conseguir é assim, é assim
Que a gente vive muito mais feliz
É PRECISO SABER VIVER
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso Ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinho
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver.
CANÇÃO DA AMÉRICA
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas, quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.
☼ Criar um amigo de sucata ( boneco ). Pode-se utilizar meia-calça, caixas diversas, garrafas plásticas... Dar um nome para o boneco, fazendo seu perfil.
PORQUINHO-DA-ÍNDIA ( Manuel Bandeira )
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
-O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
SUGESTÃO:
☼Conversar com os alunos sobre os animais “amigos de infância” que eles têm ou tiveram:
☼Fazer a descrição do bicho.
☼Quem não teve, pode descrever é o bicho que gostaria de Ter tido.
☼Discutir sobre a dor de coração que o bicho do poema causava ao autor. Relatar alguma dor causada pelo bichinho de estimação.
O MENINO AZUL
O menino quer um burrinho
Para passear
Um burrinho manso,
Que não corra nem pule,
Mas que saiba conversar.
O menino uqer um burrinho,
Que saiba dizer
O nome dos rios,
Das montanhas, das flores,
-de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
Que saiba inventar
Histórias bonitas
Com pessoas e bichos
E com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
Que é como um jardim
Apenas mais largo
E que não tenha fim.
( Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das casas,
número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler. )
SUGESTÕES:
☼ Escrever uma carta para o menino falando sobre onde está o burrinho.
☼ Como o menino não sabe ler, que tal criar uma carta enigmática?
☼ Ou então, desenhos ou mapas para ilustrar o caminho até o burrinho.
A BORDO DO RUI BARBOSA ( Chico Buarque )
O marinheiro João
Chamou seu colega Cartola
E pediu:
“Escreve pra mim uma linha
Que é pra Conceição”.
“Tu é analfa?” disse o amigo
e sorriu simpatia
mas logo depois amoitou
porque era analfa também.
Mas chamou Chiquinho
Que chamou Batista,
Que chamou Geraldo,
Que chamou Tião, que decidiu.
Tomou coragem
E foi pedir uma mãozinha para o capitão
Que apesar de ranzinza,
É um homem bem letrado,
É homem de cultura
E de fina educação.
E João encabulado
Hesitou em ir dizendo
Abertamente assim
O que ia fechado
Bem guardadinho
No seu coração
Mas ditou...
E o capitão boa gente
Copiou num pedaço de papel:
“Conceição...”
...no barraco Boa vista
chegou carta verde
procurando Conceição;
e riu muito
porque era a primeira vez,
mas logo amoitou.
Conceição não sabia ler,
Chamou a vizinha Bastiana
E pediu:
“Quer dar uma olhada?
Que eu estou sem óculos.
Não enxergo bem”.
Bastiana também sofria da vista
Mas chamou Lurdinha
Que chamou Maria
Que chamou Marlene
Que chamou Iaiá
Estavam todas sem óculos.
Mas Emília conhecia
Uma tal de Benedita,
Que fazia seu serviço
Em casa de família
E tinha uma patroa
Que enxergava muito bem.
Mesmo a olho nu.
E não houve mais problema
A patroa boa gente,
Além do favor,
Achou graça e tirou cópias
Para mandar para as amigas.
Leu para Benedita
Que disse a Emília
Que disse a Iaiá
Que disse a Maria
Que disse a Lurdinha
Que disse a Bastiana
Que disse sorrindo
A Conceição
O que restou do amor,
O que restou da saudade
O que restou da promessa
O que restou do segredo
De João
SUGESTÕES:
☼ que será que estava escrito na carta que João enviou para Conceição? Escreva a carta de João, lembrando que ele estava longe da amada.
☼ Descrever o caminho que a carta de João percorreu até o momento em que Bastiana conta Conceição o que estava escrito.
☼ Desenhar os personagens do poema
☼ Brincadeira – Telefone sem fio
☼ Desenhar o navio onde está João
☼ Cantar a música dos Paralamas do Sucesso “ Entrei de gaiato no navio...”, Marinheiro, marinheiro” , de Dorival Caymi
☼
☼ Para quem escrevo? Escreva como você começaria uma carta se tivesse de escrever para:
Um grande amor...
Para sua mãe ou pai...
Sua professora...
Seu melhor amigo...
Um padre ou pastor...
O presidente da República...
☼Organizando uma carta:
Para quem vou escrever?
Como vou começar a carta?
O que quero saber?
O que quero contar?
Como vou acabar a carta?
LITERATURA INFANTIL:
ALENCAR, Chico. Piracema. Ed. Moderna, 1992.
______, BETINHO. Miltopéia – A centopéia solidária. Ed. Salamandra, s/d.
BELINK, Tatiana. O Grande Rabanete. Ed. Moderna, s/d.
CHAPELA, Luz Maria. O Correio – histórias de umas cartas. Ed. Autores & Agentes & Associados, 1988.
MANZANO, Sylvia. Carta para Carolina. Ed. Dimensão, 1992.
LIZANDRO. Carta para a Estrela Catarina. Ed. RHJ, 1992.
GUIMARÃES, Andréa. A Viagem de uma carta. Ed. RHJ, 1991.
ORTHOF, Sylvia. Pomba Colomba. Ed. Ática, s/d.
PRADO, Lucília Junqueira de Almeida. Fiz o que pude. Ed. Moderna, 1992
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Correspondência. Ed. Miguilim, 1986.
ZIRALDO. Os dez amigos. Ed. Melhoramentos,
SUGESTÕES DE LEITURA:
A expressão livre no aprendizado da Língua Portuguesa – Pedagogia Freinet
( Série Pensamento e Ação no Magistério ) – Ed. Scipione
Coleção CIEE
( Série Fórum Permanente de Debates sobre a Realidade Brasileira )
Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE
Rua Tabapuã, 540 – São Paulo – SP
Programas da Rádio Maluca:
♬ Amigo é...
♬ Amiga diferente
Nenhum comentário:
Postar um comentário