domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAMINHANDO EM 2012


O tema do projeto pedagógico de 2012 do CIEP Mestre André é: Embarque nesse trem e vamos partir para o mundo! Para ilustrar nossa viagem durante todo o ano de 2012, vamos embarcar no Trenzinho do Caipira de Villa Lobos, grande mestre da música, grande inspiração para tod@s nós brasileir@s.

REGISTRAR – UMA NECESSIDADE, UMA OPORTUNIDADE PARA COMPARTILHAR E CRESCER!



“Registrar para refletir. Refletir para tomar consciência
do momento presente para redirecionar,
se necessário, sua prática.”

Cezar Sena




Uma das formas que temos para ir sempre aprendendo mais e melhor é pensar. Mas, o pensar que ajuda a aprender não é um pensar qualquer, solto sem uma direção e sem compromisso. É um pensar organizado, um pensar que pergunta e vai atrás das respostas.

Dizia o grande educador brasileiro, Paulo Freire, que a gente pensa melhor quando pensa a partir do que faz, da prática.

Mas, pensar sobre a prática sem registrá-la tem muitas limitações. O pensamento acaba se tornando mais uma lembrança, e por ficar só na oralidade, perde a possibilidade de ser repensado e revisto. O registro escrito mostra o pensamento de seu autor. O próprio ato de escrever já leva o(a) professor(a) a um certo distanciamento do seu fazer, dando-lhe um olhar mais amplo e facilitando a escrita do seu pensamento.

Para o(a) professor(a) o registro da sua prática constitui importante instrumento de aperfeiçoamento do seu trabalho. Isso acontece porque ao registrar, representa sua experiência através de um objeto concreto, feito de palavras, que podem ser lidas, revisadas e analisadas.

Trabalhando com essa representação, ele(a) é estimulado(a) a repensar a prática ali representada. Poderá descobrir atitudes que deveriam ter sido tomadas, destacar as alternativas adequadas que foram utilizadas e todo um conjunto de procedimentos que levariam a melhores resultados.

(Adap. Caderno EJA – MEC)