- organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
- leia diariamente para eles
- escreva num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
- peça que reproduzam o que você leu, como souberem
- coloque material de leitura ao alcance dos alunos
- comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
- trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
- leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
- crie situações em que a escrita se faça necessária
- faça produção coletiva de textos
- procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
- distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
- ofereça jogos e incentive-os a jogar
Este blog destina-se a trocar experiências com aqueles que fazem a educação acontecer. Sempre pensando no que Nilda Teves disse um dia "quem não troca figurinhas não enche o álbum; quem ganha é o jornaleiro", neste blog estão ideias, projetos e sonhos que fizeram e fazem meu caminho pela Educação.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Para Alfabetizar os Alunos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário