quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SALA DE LEITURA

A leitura é um prazer e uma necessidade. É preciso ler. É gostoso ler. E este é um aprendizado que, como qualquer outro, se aperfeiçoa praticando. Abrir um livro, “entrar” por suas páginas, é uma aventura fantástica. E esta aventura deve ser vivida também na Sala de Leitura.

SALA DE LEITURA

Lugar de encontro

De muitos leitores/autores

De muitas leituras...

Lugar de (com)partilhar

E de (com)viver

Lugar de encontrar

Um bom motivo para ler

Colocar em funcionamento um espaço de leitura significa conjugar muitos verbos de ação: propor, procurar, arrumar, instigar, conversar, oferecer, dialogar, expor, organizar, pedir, controlar, arrumar, contar, olhar, brincar, ouvir, trocar, propagar, buscar, abrir, fechar, limpar, sensibilizar, mostrar, ensinar, dirigir, vender, mostrar, improvisar, criar. A lista é imensa e permite mais e mais.

Antes da leitura, é importante mostrar a capa do livro, indicar o título escrito ao mesmo tempo em que o lê e referir-se ao autor. Procure explorar as ilustrações (se elas aparecem em todas as páginas ou não, se o texto se mistura com elas ou não, se são coloridas ou não), a extensão do texto (quantas páginas tem a história) e, ainda, se no mesmo livro há apenas uma ou várias histórias. Esses dados ajudarão seus alunos a ter expectativas mais ajustadas àquilo que será lido.

Ainda antes de ler, você pode dar algumas dicas sobre a história... Não se trata de facilitar o trabalho do aluno contando antes de ler, mas de oferecer algumas informações sobre os personagens e o que lhes acontecerá, apenas para aumentar a curiosidade da turma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário