Não importa a idade, as regras e os
limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com
as mesmas.
Saber que o seu direito termina onde
começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus
conflitos é uma constante na vida, seja em que etapa dela se vive.
Por isso, as crianças, desde bem
pequenas, devem aprender a conviver com os combinados, os limites, pois não há
como passar uma vida fazendo tudo como se quer, na hora que se quer, do jeito
que se quer, com as pessoas que se quer.
Pelo contrário, existem as engolidas de
sapos, que são importantes para o crescimento e amadurecimento de todos. O que
seria do mundo se todos tivessem suas vontades feitas, na hora e do jeito que
quisessem?
Na escola, os professores devem
estabelecer os combinados(contrato didático/pedagógico), norteando os alunos
dos seus direitos e deveres. Aliás, na escola, tudo o que for trabalhado deve
ser apresentado com antecedência para as crianças, a fim de trabalhar a
organização do tempo; hora da chegada, hora da conversa, hora da tarefa, hora
de brincar, hora de lanchar, etc., pois assim as mesmas vão se acostumando à
rotina escolar, ficando mais propensas a aceitar as regras.
Da mesma forma, o respeito ao outro
deve aparecer em cartazes de combinados, também decorados com figuras e
assinados por todos. É importante relembrar os combinados quase que
diariamente, para não deixar passar em branco qualquer atitude que fuja aos
mesmos.
Assim, cada
turma deve elaborar um contrato pedagógico, que mais tarde, será transformado
em contrato da escola, a partir de discussões com os representantes das turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário